segunda-feira, 12 de dezembro de 2011



Caro Aprendiz Uxe,



Caro Aprendiz Uxe,
Será que você compreende mesmo o porquê de seu paciente hesitar tanto diante de tudo o que você lhe oferece? Vejamos.
Nós queremos um gado que se torne em alimento; o INIMIGO quer que seus servos se tornem em filhos. Nós queremos usurpar; ELE quer dar. Nós somos vazios e queremos ser cheios; ELE é transbordante. Nós lutamos por um mundo onde o nosso Pai nas Profundezas tenha controle de tudo e de todos; o INIMIGO deseja um mundo onde as pessoas estejam unidas a ELE, sem, contudo, perderem a sua identidade.
Nós devemos encarar o fato de que toda essa conversa sobre o amor do INIMIGO pela humanidade, e de que o serviço a ELE é feito com total liberdade, não é, como muitos pensam, apenas uma ideologia, e sim uma verdade assustadora. ELE verdadeiramente deseja encher o mundo com essas desagradáveis e insignificantes réplicas de Si mesmo – criaturas cujas vidas serão, nas devidas proporções, iguais a vida DELE, não porque ELE os controle como marionetes, mas porque o desejo delas está de acordo com a Sua vontade.
Agora você pode entender o forte argumento deles; até porque, tudo está escrito para conve4ncimento daqueles que vierem a duvidar. Embora nos esforcemos para diminuir o verdadeiro valor de Sua Palavra, estes pequenos vermes trazem dentro de si uma certeza que é extremamente difícil de se remover. Embora não façam uso constante dessas convicções, ela permanece ali. E quando eles se encontram em uma situação em que são forçados a usá-la, é aí então que perdemos todos os nossos argumentos.
Isso nos mostra que não adiante criarmos argumentos para convencê-los - a verdade é que nossos argumentos são insignificantes diante dos argumentos do INIMIGO. Por isso, pare de apresentar argumentos ao seu paciente e comece a distraí-lo para que ele se desvie totalmente da verdade. Faça com que as coisas a sua volta chamem a sua atenção ao ponto de não lhe deixarem tempo algum para pensar ou usar a razão.
Você pode usar os programas de televisão... Faça-o ficar preso a eles – isso poderá até lhe proporcionar algumas horas de descanso! Arranje-lhe alguns amigos que possam gastar o pouco tempo que lhe resta e assim ele nem consiga pensar no INIMIGO. Você disse que alguns de seus colegas de trabalho tem lhe causado problemas por causa da sua fé. Porque você não reverte a situação e não faz com que esses colegas finjam-se de interessados? Você também pode lhe arranjar uma bela jovem – quem sabe não conseguimos fazer com que ele cometa adultério? A esposa dele certamente não tem animo para festas, uma vez que ultimamente ela tem buscado estabelecer um compromisso sério como o INIMIGO naquela Igreja que tanto odiamos. Podemos aproveitar quando ela estiver na Igreja para pegá-lo desprevenido!
Lembre-se: uma vida ocupada é uma das nossas melhores armas – use e abuse dela!
Atenciosamente,
Apolion,
Chefe de Legião
(Baseado no Livro “Screwtape Letters” por C.S. Lewis)
Continua...

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO