quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Carta das Profundezas - Parte 10



Caro Aprendiz Uxe,
Se existe uma coisa capaz de fazer com que as pessoas percam a autoestima e se sintam diminuídas, ela se chama complexo de inferioridade. Os seres humanos sempre se acham inferiores e desmerecedores de uma vida feliz e abundante – o que facilita em muito o nosso trabalho.
Tenho procurado incessantemente uma maneira de reverter à decisão que uma das minhas pacientes tomou, de seguir i INIMIGO, para, só agora descobrir que a resposta esteve ali o tempo todo: O seu complexo de inferioridade. Ele nunca se acha boa o suficiente, embora faça tudo conforme aquele livro. Há sempre aquela sensação de que falta alguma coisa para que então ela alcance a perfeição – o que, eu e você sabemos, é impossível, pois as pessoas não são perfeitas. Eu tenho a mais absoluta certeza de que elas sabem disso, mas na verdade não querem admitir!
Eu acho que a minha paciente esta entrando numa batalha sem fim, que me dará o prazer de possuir a sua alma novamente; contudo, alguns de meus colegas acham que ela pode acabar chegando ainda mais perto do INIMIGO, me deixando para trás. Eu sei que essa possibilidade existe, mas as chances disso acontecer são muito remotas.
Veja que, quanto mais uma pessoa tenta e falha, menos ela acredita em si mesma. Isso nos dá uma enorme vantagem, pois assim podemos atormentá-la mais facilmente com pensamentos malignos sobre si mesmos e sobre o seu paciente, por isso acho que essa informação pode lhe ajudar muito. Faça-o sentir inadequado na igreja, desmerecedor de qualquer oração, etc.
A esposa dele, por outro lado, parece estar cada vez mais perto do INIMIGO. Eu ouvir dizer que ela está até LHE servindo! O que isso significa? Como você pode deixar isso acontecer bem debaixo do seu nariz? Bem, eu sei que você não foi o único responsável por isso; Afinal de contas, Machabi desistiu dela; sem contar com o fato de que vocês deveriam estar trabalhando juntos! Aliás, por várias vezes ele me disse que você detesta trabalhar com ele e que nunca se importou com a situação de seus pacientes.
Você deve estar ciente de uma coisa: Uma vez que você perdeu a esposa, o marido irá segui-la e você acabará perdendo o seu paciente. Não subestime o poder de uma mulher na vida de um homem, especialmente quando ela tem uma fé imbatível no INIMIGO.
Atenciosamente,
Apolion,
Chefe de Legião
(Baseado no Livro “Screwtape Letters” por C.S. Lewis)
Continua...

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO