segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

      Carta das Profundezas - Parte 2


Caro Aprendiz Uxe,
Fiquei muito feliz em saber que a mãe de seu paciente foi hospitalizada no final da semana passada. Nós queremos que ele duvide totalmente da eficácia de suas orações por ela. Por isso, certifique-se de que Lumulo, seu parceiro, piore o estado de saúde dela para que a fé dele seja abalada.
Não há nada como o suspense e a ansiedade para atormentar a mente humana. Essa é a oportunidade que você esperava, então aproveite enquanto todas essas preocupações com o estado de saúde de sua mãe estão minando a fé de seu paciente. Contudo, é importante lembrar que, se ele resistir a essas dúvidas, você terá que encarar o fato de que suas orações serão respondidas cedo ou tarde; e, se isso acontecer, a mãe dele também vai desejar se converter.
O INIMIGO quer que os seres humanos confiem nas atitudes que tomam e o nosso trabalho é exatamente o de desviar os seus pensamentos para as coisas que podem lhes acontecer no futuro. Uma vez que seu paciente se concentre naquilo que poderá ou não acontecer com ele, com sua família e sua mãe, a sua fé estará anulada. É engraçado como esses seres terrenos gostam de se intrometer em assuntos que estão fora de seu entendimento e alcance, tais como o futuro e o passado. Eles não compreendem que o passado já era, e que o futuro deles depende das ações que eles tomam no presente.
Alguns maridos cobiçam outras mulheres pensando apenas naquilo que um dia poderia acontecer entre eles. Não se dão conta, porém, de que estão armando uma grande cilada para eles mesmos no futuro. A qualquer momento a sua cobiça se tornará realidade e eles acabarão cometendo o adultério que tanto desejaram; tudo isso para finalmente descobrirem que não foi tão bom como esperavam e, ainda pior, que destruíram o seu casamento e a sua família definitivamente.
Quando tiramos a atenção deles das coisas do presente, esses vermes caem exatamente nos buracos que preparamos para eles. Em outras palavras, com um pouco da nossa ajuda, as atitudes que tomam hoje resultam em um futuro problemático para eles. É por isso que eu lhe digo: tire vantagem dessa situação – trabalhe em conjunto com o Lumulo para que a mãe de seu paciente fique cada vez mais doente e ele comece a duvidar de que um dia suas orações serão respondidas.
O INIMIGO sempre trabalha com o presente, usando a fé como arma para fazer com que o futuro traga a benção esperada. Ele está ciente de que manipulamos a fé das pessoas continuamente e, por esse motivo, Ele sempre usa os Seus servos inúteis para encorajar as pessoas a usarem a fé. Inclusive, essa é uma estratégia para manipular as dúvidas de seu paciente: afaste-o da igreja e dos servos do INIMIGO. Mantenha-o distraído com os seus muitos problemas, de maneira que não tenha tempo para ir à igreja.
Aliás, é extremamente importante para nós que nossos pacientes estejam cada vez mais distantes da luz. Todos nós sabemos que a solidão leva à fraqueza; por isso, cuide para que esta seja a condição de seu paciente daqui para frente.
Atenciosamente,
Apolion,
Chefe de Legião
(Baseado no Livro “Screwtape Letters” por C.S. Lewis)
Continua...

Nenhum comentário:

Videos

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget

PREVISÃO DO TEMPO