domingo, 18 de dezembro de 2011

Carta das Profundezas - Parte 8



Caro Aprendiz Uxe,
Parabéns! Não sei como você conseguiu, mas é magnifico ver como o coração de seu paciente está triste. São tantas mágoas e sentimentos malignos que fica muito difícil para qualquer pessoa ter fé no INIMIGO!
O melhor de tido isso é que agora você pode trabalhar no orgulho dele – o famoso orgulho em que todos nós caímos. O seu orgulho não vai permitir que ele se livre desses sentimentos e acabará por conduzi-lo à solidão. Inclusive, este é um dos primeiros sinais de que uma pessoa não está bem espiritualmente! Imediatamente, ele vai sentir vontade de se distanciar das outras pessoas. Que bobagem!
Esses seres humanos são tão ignorantes! Como pode alguém pensar que distanciar-se dos outros seja a solução para os seus problemas! Isso me intriga, mas ao mesmo tempo é maravilhoso! Desta forma, podemos trabalhar sem sermos interrompidos.
O seu paciente ainda pensa que a sua fé está intacta. Ele pensa que o problema está nas outras pessoas e não nele, e é isso que você deve fazê-lo pensar sempre. A sua ida À igreja tem sido inútil, pois eu e você sabemos muito bem que ninguém pode encontrar o INIMIGO se continuar agindo assim. Ele estará apenas perdendo o seu tempo, achando que está fazendo tudo para manter a sua fé cristã. Que estúpido!
Eu gosto tanto quando eles complicam as coisas! Isso não facilita o nosso trabalho? Fico tão satisfeito quando olho para aquelas pessoas que pensam que estão tendo uma conversa íntima com o INIMIGO, quando na verdade, os seus corações cheios de mágoa e ressentimentos não permitem que suas orações sejam ouvidas. Eu geralmente sento ao lado deles na igreja com a finalidade de piorar as coisas, mostrando-lhes apenas os erros das outras pessoas. É tão divertido.
Em bem pouco tempo, eles acham que são bons demais para frequentarem a igreja. Então, tudo o que teremos que fazer será impedi-los de ver os problemas que começarem a surgir – eles devem sempre pensar que problemas vêm para todos. Depois, aumentaremos os problemas aos poucos, de maneira bem sutil, para que ele não desperte do sono espiritual em que se encontra. É extremamente importante que o mantenhamos envolvidos por suas emoções para que a sua fé adormeça e se torne inoperante.
Devo confessar que melhorou bastante. Se continuar assim, o seu paciente será seu para sempre!
Atenciosamente,
Apolion,
Chefe de Legião
(Baseado no Livro “Screwtape Letters” por C.S. Lewis)
Continua...

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO