sábado, 17 de dezembro de 2011

Carta das Profundezas - Parte 7



Caro Aprendiz Uxe,
Teve uma coisa que eu me esqueci de lhe dizer na última carta que lhe escrevi – espero que não seja tarde demais para fazê-lo. Uma vez que os pacientes começam a usar a sua força interior ( que eles chamam de “fé”), enganá-los torna-se cada vez mais difícil. Contudo, há certas coisas que podem nos garantir vantagem sobre eles; Como por exemplo, o pecado.
Estes pequenos vermes, embora cheios de falhas, detestam pecar. Você pode observar isso até mesmo naqueles que estão seguros em nossas mãos. Isto se deve à chamada consciência, a qual pode incomodá-los bastante se não estiver limpa. Como você já deve suspeitar, ela foi criada por ELE, o INIMIGO, com a finalidade de ajuda-los a distinguir entre o que é bom e o que é ruim para eles.
Aparentemente, ela só nos deixa em desvantagem, mas eu já tive o prazer de usá-la em meus próprios pacientes muitas vezes e obtive excelentes resultados. Tenho orgulho em dizer que alguns deles estão queimando no inferno neste exato momento. Não se preocupe. Hoje você é um aprendiz, mas se fizer como estou lhe ensinado, um dia você vai se orgulhar dos seus feitos como eu.
O segredo se esconde exatamente num lugar do espírito humano chamado “consciência”. Se você conseguir convencer o seu paciente a fazer algo de que ele vai se arrepender pelo resto de sua vida, então a consciência dele irá trabalhar em seu favor. Veja que, embora o INIMIGO tente incansavelmente salvar os seres humanos dos seus próprios pecados, dando-lhes a oportunidade de começar de novo, ainda assim eles continuam achando que é impossível. Este é o peso que a consciência deles carrega por nós.
O INIMIGO tem feito tudo o que ELE pode para dar a essas criaturas repugnantes para que elas venham ter um novo começo – e permita-me dizer, não sei o porquê de tanto zelo. Os seres humanos simplesmente não conseguem acreditar que o perdão pode apagar os seus erros do passado. É como se o passado estivesse sempre presente , pois eles se lembram dos seus erros todos os dias, a toda hora, a todo minuto – eles simplesmente não conseguem esquecer.
Em outras palavras, você pode facilmente levar o seu paciente a ter uma consciência impura e então bombardeá-lo com pensamentos maus, tais como: “você jamais será perdoado”, “você decepcionou o INIMIGO, portanto você nunca mais será o mesmo”, “você não serve para ser cristão”, você não merece a vida, muito menos a vida em abundancia”, e ainda, “é melhor desistir de viver se você não consegue mais suportar...”, “acabe com sua vida de uma vez por todas e esse sofrimento vai chegar ao fim”.
Devo dizer que essa tática não funciona logo nas primeiras tentativas. Você tem que continuar tentando, como uma mosca querendo pousar na orelha de um cão. Depois de algum tempo, o cão acaba aceitando. É exatamente assim que a tática funciona!
Atenciosamente,
Apolion,
Chefe de Legião
(Baseado no Livro “Screwtape Letters” por C.S. Lewis)
Continua...

Nenhum comentário:

PREVISÃO DO TEMPO